A Câmara Municipal se reúne em sessão solene nesta sexta-feira (24), às 19h, para homenagear dez moradores da cidade que se destacam na prática da capoterapia.
A cerimônia marca o início das comemorações da primeira Semana Municipal da Capoterapia, conforme prevê uma lei de 22 de setembro deste ano, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulo Mattioli Junior.
Durante a solenidade, os homenageados receberão Moção de Congratulação e Aplausos em reconhecimento à dedicação e contribuição para o desenvolvimento da prática terapêutica em Assis.
A nova lei reforça o compromisso do Poder Público com ações voltadas à promoção da saúde, bem-estar e valorização da cultura corporal brasileira, especialmente entre o público idoso.
A capoterapia
Atividade física que adapta os movimentos da capoeira às condições e necessidades de idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Entre os benefícios comprovados estão o aumento da força muscular e da flexibilidade, estímulo das funções cognitivas, melhora na capacidade cardiorrespiratória, redução de sintomas de depressão, ansiedade e solidão, fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento social.
Com a instituição da Semana Municipal da Capoterapia, Assis se posiciona na vanguarda das políticas públicas voltadas à saúde preventiva e ao envelhecimento ativo, por meio da valorização de práticas que unem esporte, cultura e inclusão social.

